A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) contabilizou 29.173 atendimentos na rede hospitalar da capital e no posto médico do Sambódromo de Manaus durante os dois primeiros dias do Carnaval na Floresta 2026, quinta e sexta-feira (12 e 13/02). A pasta mantém 25 unidades de urgência e emergência funcionando 24 horas.

Na quinta-feira, foram registrados 15.207 atendimentos nas unidades de saúde, enquanto na sexta-feira o número foi de 13.966. O posto médico no Sambódromo, palco dos desfiles, realizou 16 atendimentos, sendo seis na primeira noite e nove na segunda. Os principais motivos relatados pelos pacientes foram mal-estar e fadiga, além de casos de desidratação, intoxicação alcoólica e gripe.

Os dados completos da rede de saúde do estado estão disponíveis no portal Saúde em Tempo Real. O posto médico da SES-AM continuará oferecendo suporte no domingo (15/02), durante o Bloco das Piranhas, e na terça-feira (17/02), no desfile do bloco Galo de Manaus.

A equipe multiprofissional do posto médico, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, está preparada para lidar com intercorrências e, quando necessário, encaminhar pacientes para a rede de urgência e emergência.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que a rede estadual está estruturada para garantir assistência integral durante o período carnavalesco, com mais de 15 mil servidores em cada plantão. Ela também destacou a ampliação do atendimento com clínico geral 24 horas, através do aplicativo Saúde AM Digital, permitindo que cidadãos com urgências de menor complexidade sejam atendidos de casa.

Acidentes de trânsito sob monitoramento

Entre quinta e sexta-feira, foram registrados 180 acidentes de trânsito, com 82 ocorrências na quinta e 98 na sexta. Deste total, 111 envolveram motocicletas, seis carros, sete foram atropelamentos e 56 foram de outras naturezas. A SES-AM reforça o apelo por um trânsito mais responsável, alertando para os perigos da combinação de álcool e direção, a importância de respeitar os limites de velocidade e usar equipamentos de segurança.

Vigilância em saúde intensifica ações

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) intensificou suas ações durante o Carnaval. As atividades incluem controle vetorial, mobilização social e campanhas educativas para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de orientações para redução de acidentes e violência. A vigilância sanitária e o monitoramento de eventos de saúde relacionados às festividades também estão sendo reforçados.

Com informações da Agência Amazonas de Notícias