Os tradicionais blocos Ilú Obá De Min e Banda do Trem Elétrico abrem oficialmente o carnaval de rua da capital paulista nesta sexta-feira (13), com desfiles que prometem agitar o centro histórico da cidade. A abertura marca o início de um período que contará com 627 blocos espalhados por toda São Paulo, somando os dias de pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval.

Ilú Obá De Min: ancestralidade e matriarcado negro no coração da festa

Fundado em 2004, o bloco Afro Ilú Obá De Min celebra 21 anos de tradição no carnaval paulistano. Este ano, o grupo apresenta a Ópera Negra Obaomin – A Soberania de Yemanjá Ogunté, um enredo que homenageia a vida e o legado de Ifátinùké, também conhecida como Inês Joaquina da Costa. Ifátinùké foi uma importante sacerdotisa africana, cuja trajetória simboliza a transmissão de saberes, espiritualidade e organização política do povo iorubá através do Atlântico.

O terreiro fundado por Ifátinùké, hoje conhecido como Sítio do Pai Adão, completa 150 anos de existência, sendo um dos mais antigos em atividade no Brasil. Com uma bateria e corpo de dança de cerca de 400 integrantes, o Ilú Obá De Min conduzirá o público com uma rica sonoridade que transita pelas tradições dos afoxés e dialoga com ritmos como o maracatu e o coco de roda.

O cortejo, que celebra a ancestralidade e a força do matriarcado negro, terá como convidadas especiais as mães de santo, yalodês, lideranças quilombolas e irmandades. O Ilú Obá De Min também desfila no domingo (15), a partir das 14h, com saída da Rua Conselheiro Brotero, 195.

“Nós vamos falar da história dessas mulheres que estiveram à frente da luta das aberturas das casas de candomblé e que firmaram o matriarcado africano. Ifatinuké ressignificou essa organização matriarcal africana em terras brasileiras que é o que nos mantêm vivas, que é o que mantêm a sociedade afro-brasileira em pé”, explica Mafalda Pequenino, diretora artística do Ilú Obá De Min.

Trajeto do Ilú Obá De Min:

Concentração na Praça da República, às 19h, seguindo pela Avenida São Luís, rua da Consolação, rua Cel. Xavier de Toledo, Praça Ramos e rua Conselheiro Crispiniano, até chegar ao Largo do Paissandu.

Banda do Trem Elétrico: 40 anos de folia metroviária

Criada em 1984 por metroviários, a Banda do Trem Elétrico celebra suas quatro décadas de existência animando o carnaval paulistano. O bloco se concentrará às 18h, na esquina da rua Matias Aires com a rua Augusta. O desfile seguirá pelas ruas Martins Fontes e Cel. Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, até chegar à rua da Consolação.

Serviço: Desfiles de hoje

Banda do Trem Elétrico
Às 18h, Rua Matias Aires, 404

Bloco Afro Ilú Obá De Min
Às 19h, na Praça da República, 386

Com informações da Agência Brasil