
As celebrações de Carnaval em boa parte do Brasil serão marcadas por uma combinação de calor e chuvas isoladas, especialmente durante as tardes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de tempestades em algumas regiões, enquanto outras podem desfrutar de tempo mais estável.
Previsão para grandes centros urbanos
Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife devem registrar pancadas de chuva localizadas no período da tarde, com temperaturas que podem atingir picos elevados ao longo do dia. No Rio de Janeiro, por exemplo, os termômetros podem chegar aos 36 graus Celsius.
“Pode sim ter uma chuva mais isolada à tarde. Ao longo do dia, as temperaturas podem se elevar e aí, com a umidade, ter algumas chuvas isoladas durante a tarde. Mas em geral, o tempo é bom durante o dia inteiro”, explicou a meteorologista Lady Custódio, do Inmet, em entrevista à Rádio Nacional.
Risco de tempestades e chuvas intensas
A Região Sul, o sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul enfrentam um “perigo potencial de tempestade”. Uma faixa entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná está sob alerta de “grande perigo de chuva”, com precipitações que podem ultrapassar 60 mm/h e 100 mm/dia até o próximo sábado (14).
No entanto, o Rio Grande do Sul deve ter um clima mais estável, com chuvas restritas à parte norte do estado. Em Porto Alegre, a previsão é de tempo mais aberto, favorecendo as festividades.
Norte, Nordeste e Sudeste
Áreas do Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins e Acre podem registrar chuvas intensas, com até 100 mm de precipitação e ventos de até 100 km/h. No litoral do Nordeste, com exceção da Bahia, são esperadas chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.
O interior do Nordeste e Minas Gerais terão temperaturas mais elevadas, com tempo mais estável em algumas áreas, como no norte de Minas Gerais, o que pode ser favorável para o carnaval. O Sudeste, em geral, apresentará temperaturas altas e tempo aberto, com pouca chuva.
Recomendações para o calor e a chuva
Diante das altas temperaturas, a meteorologista Lady Custódio recomenda hidratação constante, com o consumo de bastante água, além de evitar exposição solar prolongada no período da tarde e usar roupas leves.
Para quem opta por atividades na natureza durante o feriado, como visitar cachoeiras, o Inmet aconselha monitorar as previsões e evitar áreas de mata e cachoeira em caso de chuva. Em situações de tempestades com raios, é fundamental não permanecer em áreas abertas, nem procurar abrigo sob árvores ou postes de energia.
Com informações da Agência Brasil







