A folia carnavalesca no Rio de Janeiro ganha ainda mais força a partir desta sexta-feira (14) com o início dos desfiles dos blocos da Liga Sebastiana. A programação, que se estende até o dia 22, promete atrair multidões com a diversidade de temas, a irreverência característica e a musicalidade que embala o carnaval de rua carioca.

Blocos e suas programações

Barbas: 40 anos de sátira política

No sábado (14), às 12h, o Bloco do Barbas celebra seus 40 anos desfilando por Botafogo. Conhecido pela sátira política e irreverência, o bloco traz o tema “Nem Laranjão, nem Bananinha: o Barbas saúda a Unidos da Papuda!”. O desfile contará com dois sambas vencedores e a bateria do Mestre Felipão. Ao final, um tradicional baile de despedida reunirá um público eclético.

Simpatia é Quase Amor: Homenagem aos povos originários

No domingo (15), o Simpatia é Quase Amor, um dos blocos mais tradicionais e responsável pela retomada do carnaval de rua carioca, realiza seu segundo desfile em seu quadragésimo segundo carnaval. Com o tema “Brasil, terra indígena”, o bloco presta homenagem aos povos originários e reafirma seu caráter político e cultural. A concentração será às 13h na Praça General Osório, em Ipanema, com saída prevista para às 15h. A camiseta deste ano, assinada por Milton Cunha, traz uma frase em língua Baikiri. Painéis de LED no trio elétrico exibirão mensagens de apoio aos povos originários e em defesa dos direitos humanos.

Que Merda é Essa?: Irreverência em Ipanema

Também no domingo (15), a partir das 12h, o bloco Que Merda é Essa? toma as ruas de Ipanema. Considerado o mais irreverente do Rio, o bloco completa 29 anos levando alegria ao bairro. A concentração será às 11h na Rua Garcia D’Ávila, esquina com Rua Nascimento Silva. A camiseta deste ano traz uma ilustração satírica de Donald Trump. Das 9h às 11h, ocorrerá o bailinho infantil “Que Caquinha é Essa?”.

Bloco 442: Brass band na Saúde

Na Saúde, o Bloco 442 desfila no domingo (15), com concentração a partir das 13h no Largo São Francisco da Prainha. Criado em 2018, o bloco une sucessos do pop mundial com a energia dos ritmos brasileiros, executados por uma brass band. O repertório inclui hits como “Bad Romance” e “Like A Prayer”. O cortejo sai às 14h.

Virtual: América Invertida no Leme

Na segunda-feira (16), o Bloco Virtual concentra às 8h na Rua Anchieta para desfilar pelo Leme com o tema “América Invertida”, inspirado na obra de Joaquin Torres Garcia. A arte da camiseta é de Bela Cotrim. O bloco se posiciona em defesa da América do Sul.

Superbacana: Homenagem a Gilberto Gil

No sábado das campeãs (21), o Superbacana, bloco da Tropicália, presta homenagem a Gilberto Gil com o tema “Realeza Gil”. A concentração será às 14h na Praça Luiz de Camões, na Glória. O desfile celebrará a trajetória do artista e lançará a primeira música autoral do bloco, com participação de Roni Valk.

Monobloco: Encerramento no Circuito Preta Gil

Encerrando os desfiles da Sebastiana em 2026, o Monobloco se apresenta no domingo (22) no Circuito Preta Gil. A concentração será a partir das 7h na Rua Primeiro de Março, 57. O tema deste ano é “Pode entrar que a casa é sua”, com homenagens a Arlindo Cruz e Preta Gil.

Com informações da Agência Brasil