
A confiança da indústria brasileira registrou uma queda pelo 14º mês consecutivo em fevereiro, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ambos os componentes do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentaram recuo.
Condições atuais e expectativas em declínio
O Índice de Condições Atuais diminuiu 0,2 ponto, alcançando 43,8 pontos. Isso indica que os industriais percebem a economia brasileira e seus próprios negócios como piores do que há seis meses. A piora na avaliação das condições atuais foi impulsionada principalmente pela percepção mais negativa sobre a situação das empresas, apesar de uma leve melhora na avaliação do cenário econômico geral.
Já o Índice de Expectativas caiu de 50,7 para 50,4 pontos. Embora este índice ainda permaneça acima da linha divisória de 50 pontos, o que sugere perspectivas positivas para os próximos seis meses, houve uma deterioração nas projeções de desempenho das empresas. A CNI ressalta que essa piora ocorre mesmo com uma melhora nas expectativas em relação à economia no mesmo período.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu 1.103 empresas entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 2026. Do total de entrevistados, 454 eram pequenas indústrias, 400 médias e 249 grandes indústrias.
Com informações da Agência Brasil







