
O piloto da companhia aérea Latam, Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, foi preso temporariamente na manhã desta segunda-feira (9), no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Ele é suspeito de integrar uma rede criminosa estruturada voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes, conforme informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A prisão ocorreu durante a Operação Apertem os Cintos, deflagrada pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia. O investigado foi detido dentro de uma aeronave, no momento em que realizava os procedimentos de embarque para um voo com destino ao Rio de Janeiro.
De acordo com a polícia, a investigação apura crimes como estupro de vulnerável, estupro, favorecimento da prostituição e da exploração sexual de crianças e adolescentes, além de uso de documento falso, produção, armazenamento e compartilhamento de material de pornografia infantojuvenil, perseguição reiterada, aliciamento de crianças e coação no curso do processo. As autoridades destacam que o caso é considerado de extrema gravidade.
Até o momento, pelo menos três vítimas menores de idade foram identificadas, duas com 11 e 12 anos à época dos fatos e uma com 15 anos. Todas teriam sido submetidas a situações de abuso e exploração sexual.
Além da prisão do piloto, a operação cumpriu outro mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados, em São Paulo e no município de Guararema, na Grande São Paulo.
Em nota, a Latam informou que abriu uma apuração interna e afirmou estar à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. O voo que seria pilotado por Sérgio Antônio Lopes ocorreu normalmente, dentro do horário previsto.







