A Alpargatas, dona da marca Havaianas, iniciou 2026 com mudanças em sua governança corporativa após a saída de Pedro Moreira Salles da presidência do Conselho de Administração. O executivo deixou o cargo alegando incompatibilidade de agenda com atividades acadêmicas nos Estados Unidos, onde passará a lecionar na Universidade de Columbia.

A decisão foi formalizada na última quarta-feira (28) e comunicada ao mercado por meio de fato relevante. Na mesma data, o conselho elegeu João Moreira Salles para assumir a presidência do colegiado, em uma transição imediata no comando da companhia.

Além da troca no comando, o Conselho de Administração aprovou uma alteração em sua estrutura ao criar o cargo de vice-presidente, função que passou a ser ocupada por Rodolfo Villela Marino.

As mudanças ocorreram em meio a um momento de sensibilidade no mercado financeiro. Na quarta-feira (28), as ações da Alpargatas encerraram o pregão em queda de 1,36%, cotadas a R$ 13,81 na B3. Na abertura do pregão seguinte, os papéis recuavam mais 0,65%, negociados a R$ 13,72.

No fim de 2025, a companhia esteve no centro de uma controvérsia política após a veiculação de uma propaganda da Havaianas estrelada pela atriz Fernanda Torres. No vídeo, a artista afirmava que não se deveria começar 2026 “com o pé direito”, frase interpretada por setores da direita como uma mensagem de cunho político, o que motivou campanhas de boicote à marca.