Em meio à escalada tarifária e diplomática promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra países europeus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (20) que o norte-americano “quer governar o mundo pelo Twitter”.

A declaração foi feita durante um evento de entrega de unidades habitacionais em Rio Grande (RS). Segundo Lula, as postagens de Trump nas redes sociais passaram a pautar diariamente o debate internacional. “Todo dia ele fala uma coisa, e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou”, afirmou.

O presidente brasileiro também criticou a forma como Trump conduz as relações internacionais, questionando se é possível governar “sem olhar na cara das pessoas” e tratando países e líderes “como objetos, e não como seres humanos”.

As declarações ocorrem no mesmo dia em que Trump divulgou mensagens trocadas com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O republicano também atacou o Reino Unido pela decisão de devolver o Arquipélago de Chagos às Ilhas Maurício.

Além disso, Trump voltou a reforçar publicamente sua intenção de anexar a Groenlândia, publicando uma série de mensagens na rede Truth Social. Em uma delas, uma imagem gerada por inteligência artificial mostra o ex-presidente fincando a bandeira dos Estados Unidos em um território coberto de neve, ao lado do secretário de Estado Marco Rubio e do vice-presidente J.D. Vance, com uma placa indicando: “Groenlândia, território dos EUA, fundado em 2026”.