A Polícia Civil apreendeu uma adolescente, de 15 anos, que presenciou a amiga, de 11 anos, se afogando após ter o cabelo sugado pelo equipamento da piscina na casa dos avós. O fato aconteceu no Jardim Itaguaçu I, em Campinas–SP. A jovem irá responder por ato infracional de omissão de socorro.

Uma câmera de monitoramento registrou o acidente, que aconteceu no dia 27 de dezembro, às 13h37.

A imagem mostra que Anna Clara Soares de Britto ficou 16 minutos e 7 segundos submersa na água antes de ser resgatada.

Ela foi encaminhada ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, mas não resistiu e morreu.

A amiga não percebeu que algo estava errado, assim como os adultos ao redor. Anna Clara ainda se debateu, movimentando as pernas, mas com o passar do tempo foi perdendo as forças. A menina ficou cerca de 15 minutos submersa, até que a amiga percebeu que ela estava afundada.

As imagens seguintes mostram o desespero dos familiares ao retirarem Anna Clara da piscina. Mãos na cabeça, choro e tentativas desesperadas de ajuda. As equipes de socorro chegaram ao local e tentaram reanimar a criança por pelo menos 18 minutos, mas, infelizmente, sem sucesso.

O cabelo de Anna Clara estava preso no equipamento de sucção, por isso nem a adolescente ou os adultos conseguiram retirá-la da água, até que um homem mergulha e usa uma faca para cortar os fios e conseguir tirar ela da piscina.

A família acredita que a tragédia poderia ter sido evitada. Anna Clara deixa cinco irmãos e uma saudade impossível de medir. O quarto da menina agora está vazio. Sobre a cama, uma carta escrita à mão pela mãe resume a dor:

“Oi, minha filha. Hoje a mamãe só queria te dar um abraço apertado e dizer o quanto você foi uma menina incrível, minha pequenininha, princesa da mamãe. A dor que a mamãe está sentindo nunca vai ter fim.”

Pelas imagens, o horário dos ocorridos é o seguinte:

12h34m30s – Anna Clara sugada pela saída de água.
12h49m30: a amiga nota o afogamento e pede ajuda.
⁠12h50m37s – Anna Clara é removida da piscina

O caso foi registrado como morte suspeita no 4º Distrito Policial (DP) de Campinas.

Confira: