
O Partido Liberal (PL) divulgou nas redes sociais um vídeo em tom de deboche contra integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), utilizando uma paródia do Big Brother Brasil, da TV Globo. Na peça, Lula e aliados são retratados como participantes de um suposto reality batizado pelo partido de “Big Baixaria Brasil”.
A produção usa uma versão adaptada da música Vida Real, de Paulo Ricardo, tema tradicional do programa, que estreou a 26ª edição nesta semana. A letra foi alterada para incluir críticas à política de impostos, pauta recorrente nos ataques da sigla ao governo federal.
No vídeo, Lula é chamado de “motorista de mentiras”. A primeira-dama Janja aparece com os apelidos “Esbanja” e “blogueira de viagem”. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é apresentado como “Taxad”, acompanhado da frase “se não ganhar, taxa o ganhador”. Já o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, surge como “maratonista de tráfego pago”.
A paródia também ironiza ex-integrantes do governo, como o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom, e o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, descrito como “personal financeiro da terceira idade”.
Além de nomes ligados diretamente à gestão petista, o vídeo inclui ataques a figuras externas ao governo, como a ex-presidente Dilma Rousseff, chamada de “estocadora de ventos”, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), descrita como “maquiadora e esteticista”, e o lobista Antônio Carlos Antunes, conhecido como Careca do INSS, apresentado como “especialista em leva-e-traz”.







