O procurador Hélio Telho revelou que o ministro do STF Alexandre de Moraes tem incomodado diversos setores poderosos do Brasil.

Xande virou um incômodo muito grande para o establishment, porque poderoso demais e sem qualquer controle”, disparou Hélio Telho nas redes sociais.

Em seguida, o procurador disse que o ministro “enfrentou o homem mais rico do mundo e o homem mais poderoso do mundo, não tremeu, não titubeou, não retroagiu, foi em frente, dobrou a aposta e venceu”, e que isto tem um preço.

Na postagem, Telho também ressaltou decisões judiciais que, de acordo com ele, marcaram a situação recente do ministro careca. “Não se esqueça, ainda, que Xande mandou para a cadeia um ex-presidente da República e vários generais 4 estrelas, fato inédito”, comentou o procurador.

Telho diz que o ministro teria virado um medo das elites políticas e do mercado financeiro. “Esse homem pode se virar contra qualquer um do establishment e acabar com ele num estalar de dedos e não há ninguém a quem recorrer”, disparou. Para ele, essa situação explica a falta de apoio recente. “Isso aterroriza e por isso o establishment retirou o apoio a Xande, que não é mais útil, ao contrário, se converteu numa ameaça ao status quo”, analisou o procurador.

As falas chamam atenção em meio a um momento de forte polarização em torno do Supremo Tribunal Federal e das decisões dos ministros, principalmente Alexandre de Moraes, frequentemente posto no centro de questões políticas e jurídicas do país.