As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 estarão abertas de 19 de janeiro até as 23h59 de 23 de janeiro. O cronograma consta no edital divulgado nesta terça-feira (23) pelo Ministério da Educação (MEC).

O Sisu é o programa do governo federal responsável por selecionar estudantes para instituições públicas de ensino superior com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 29 de janeiro.

Segundo o MEC, esta será a maior edição do programa já realizada, com a oferta de mais de 274,8 mil vagas distribuídas em 7.399 cursos de graduação, em 136 instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o país.

Uma das principais novidades para 2026 é a ampliação do critério de participação. A partir desta edição, o Sisu passará a aceitar as notas das três edições mais recentes do Enem, 2023, 2024 e 2025. Até então, apenas candidatos que haviam participado da edição imediatamente anterior do exame podiam concorrer às vagas.

Para se inscrever, o candidato precisa ter realizado o Enem em uma dessas três edições, ter obtido nota superior a zero na redação e já ter concluído o ensino médio.

Assim como ocorre desde 2024, o Sisu terá apenas uma edição anual. Os estudantes selecionados poderão iniciar o curso no primeiro ou no segundo semestre de 2026, conforme a disponibilidade de vagas e o calendário definido por cada instituição.