xr:d:DAEgvdaXko4:5420,j:28934600221,t:22061819

O PSOL anunciou neste sábado (29) a filiação de Manuela d’Ávila, que será lançada em dezembro como pré-candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. A ex-deputada deixou o PCdoB em 2023, após mais de 20 anos na legenda.

Segundo o partido, o ato de filiação e o lançamento oficial da pré-candidatura ocorrerão em 9 de dezembro. Nas redes sociais, Manuela afirmou que escolheu o PSOL por enxergar na sigla “o compromisso com mudanças estruturais” e “o brilho das novas gerações”.

A disputa pelas duas vagas ao Senado no RS já começa a se desenhar. Pelo PT, o nome cotado é o do deputado federal Paulo Pimenta. Na direita, devem entrar na corrida Marcel van Hattem (Novo), Sanderson (PL) e o senador Luis Carlos Heinze (PP).

No campo do centro, o governador Eduardo Leite (PSD) pode integrar a disputa. Apesar de ter anunciado intenção de concorrer à Presidência, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, já admitiu que Leite e o governador Ratinho Júnior devem recuar caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida entrar na corrida nacional.