
A saída de William Bonner do Jornal Nacional, após quase três décadas no comando do principal telejornal da Globo, acelerou o planejamento interno da emissora para definir o futuro da bancada.
A Globo já trabalha para antecipar cenários e estabelecer quem substituirá Renata Vasconcellos quando a mudança eventualmente ocorrer — uma disputa considerada estratégica dentro do planejamento de longo prazo do telejornal.
Nos bastidores, três apresentadoras do atual rodízio de folgas e férias despontam como favoritas. Todas já passaram pela bancada e têm carreiras consolidadas.
A saída de Renata Vasconcellos, porém, ainda é tratada apenas como possibilidade. No caso de Bonner, foram mais de cinco anos de conversas até que a aposentadoria fosse oficializada. A expectativa é de que Renata permaneça no comando por mais algum tempo.
As três principais cotadas para o JN
Ana Paula Araújo, com 31 anos de Globo e titular do Bom Dia Brasil, é vista como a candidata mais forte. Estreou no Jornal Nacional em 2011 e se destacou em transmissões ao vivo e reportagens de grande repercussão. Fora da TV, atua como autora e debatedora em temas como violência doméstica e abuso sexual.
Aline Midlej, âncora do Jornal das Dez desde 2021, ganhou espaço rapidamente. Seu estilo combina comentários firmes e cobranças diretas a autoridades, e, pouco depois de chegar à GloboNews, passou a integrar eventualmente a bancada do JN. Tornou-se uma voz importante contra o racismo e pela representatividade. Em quase 60 anos de telejornal, nenhuma mulher negra ocupou a apresentação fixa do JN.
Renata Lo Prete, à frente do Jornal da Globo desde 2017, também aparece entre as possibilidades. Tradicionalmente, quem ocupa o noticiário noturno entra no rodízio do JN, exceção feita apenas a Lo Prete. Essa ausência alimenta especulações de que ela possa surgir como escolha futura, mesmo sem ter integrado o rodízio até hoje.
Quando uma eventual despedida da bancada ocorrer, a tendência é seguir o caminho das ex-âncoras Fátima Bernardes e Patrícia Poeta, migrando para programas de variedades ou projetos por temporadas, seja na TV aberta, no GNT ou até em produções para o Globoplay.







