O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que será realizada neste domingo (9) em Santa Marta, na Colômbia. O principal tema do encontro será a situação política e militar na Venezuela.

Com a decisão, Lula cancelou a agenda prevista para sábado (8) em Fernando de Noronha, onde participaria do lançamento de um projeto de energia solar. O encontro da Celac, que também contará com representantes da União Europeia, vai focar nas recentes tensões entre Estados Unidos e Venezuela. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o presidente brasileiro levará uma mensagem de “solidariedade” a Caracas.

“Essa reunião é um apoio regional à Venezuela. O presidente já afirmou que a América Latina e, sobretudo, a América do Sul, são regiões de paz e cooperação”, disse Vieira nesta quarta-feira (5).

As relações entre Washington e Caracas se agravaram nos últimos meses. Os Estados Unidos acusam o regime de Nicolás Maduro de envolvimento com o tráfico de drogas e o terrorismo, enquanto o ditador venezuelano afirma que o país norte-americano tenta promover uma “mudança de regime” para controlar o petróleo venezuelano.

Lula, que vem criticando a postura dos EUA, disse recentemente não querer “que a situação chegue a uma invasão terrestre”. O presidente está em Belém desde sábado (1) para a Cúpula de Líderes da COP30 e deve retornar à cidade após o evento da Celac, antes de seguir para Brasília na próxima semana.