Dois navios de cruzeiro contratados pelo governo federal chegaram da Itália na manhã desta terça-feira (4) em Outeiro, distrito de Belém. Juntos, eles têm capacidade para até 6 mil leitos de hospedagem; segundo o governo federal, 1.700 já foram reservados.

Os transatlânticos MSC Seaview e Costa Diadema saíram do país de origem no dia 23 de outubro e possuem cerca de 3.900 cabines. Eles atracaram no Terminal Portuário de Outeiro, o primeiro às 8h30 e o segundo às 9h30.

Os navios vão funcionar como hospedagem na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 10 a 21 de novembro de 2025.

A operação integra o plano oficial de hospedagem do Brasil para a conferência, com a infraestrutura portuária já entregue no sábado (1) para receber as embarcações com controle de acesso e equipamentos de segurança.

A oferta de acomodações será mediada pela UNFCCC, órgão da ONU responsável pela conferência do clima, com prioridade inicial a 73 países.

Belém teve que dobrar o número de leitos de hospedagem de 23 mil para 53 mil a receber os participantes da COP. Uma das soluções foram os navios, viabilizados pela Secretaria Extraordinária para a COP30 com a contratação da Embratur para modelagem, contratação e gestão da operação de hospedagem em navios.

A Embratur selecionou, via chamamento público, a operadora Qualitours, responsável por contratar os navios MSC Seaview e Costa Diadema e comercializar as cabines segundo as diretrizes da UNFCCC.