A 1ª turma do STF (Supremo Tribunal Federal) se reúne para deliberar sobre a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão e o ex-delegado Rivaldo Barbosa. Eles estão presos desde março por serem suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), em 14 de março de 2018. | Sérgio Lima/Poder360 - 18.jun.2023

O ministro Flávio Dino foi eleito por aclamação como novo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (23/9).

Segundo o Regimento Interno do STF, a presidência da Turma é exercida por um ano, sem possibilidade de recondução, pelo ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado o cargo, seguindo a ordem decrescente de tempo na Corte.

Como todos os demais integrantes já passaram pelo posto, Dino era o único elegível. Ele assume a presidência a partir de 1° de outubro, sucedendo o ministro Cristiano Zanin.

A eleição aconteceu na primeira reunião do colegiado após o julgamento que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão.