
O Partido Liberal (PL) criticou nesta sexta-feira (11) a campanha lançada pelo governo Lula (PT) após o anúncio dos Estados Unidos de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Para o PL, a decisão do presidente norte-americano Donald Trump é resultado direto da gestão de Lula no Planalto.
Em nota divulgada nas redes sociais, a sigla afirmou que o petista “condenou o país ao caos político e econômico”. A publicação traz uma imagem de Lula com a frase “a culpa é do Lula” repetida em letras amarelas sobre um fundo verde.
“É fácil usar a máquina pública para propagar discursos próprios, mas impossível apagar o que já foi feito. Lula jogou o Brasil no caos político e de mercado. É uma força que só afunda o país — por mais que tente negar, a culpa é dele!”, diz o texto.
Desde quarta-feira (9), quando Trump divulgou a nova tarifa na Truth Social, o governo federal intensificou publicações afirmando defender a soberania nacional. A equipe de Lula também espalhou artes nas redes com a mensagem: “Lula quer taxar os super-ricos; Bolsonaro quer taxar o Brasil”.