
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, autorizou na quinta-feira (19) a transferência do banqueiro Daniel Vorcaro para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O movimento marca o início das negociações para um possível acordo de delação premiada.
Vorcaro chegou de helicóptero à sede da PF no início da noite, após assinar um termo de confidencialidade com a corporação e a Procuradoria-Geral da República. A transferência ocorreu depois de um pedido da defesa, que manifestou a intenção do empresário de colaborar com as investigações. Um pedido de prisão domiciliar foi negado.
Segundo interlocutores, a medida mantém o processo dentro dos trâmites institucionais, sem antecipar qualquer benefício antes da comprovação efetiva de colaboração. Mendonça destacou que eventual delação será homologada somente se for completa, consistente e sem omissão de fatos, especialmente em relação a informações já conhecidas pelas autoridades.
O timing da decisão também chamou atenção. Mendonça optou por se antecipar antes do voto do ministro Gilmar Mendes na Segunda Turma, que avaliaria a manutenção da prisão de Vorcaro.
O empresário estava preso desde 4 de março, em fase da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes envolvendo o Banco Master e atingiu servidores do Banco Central. Vorcaro já havia sido preso anteriormente em 17 de novembro de 2025, quando tentava embarcar para o exterior; ele foi solto dez dias depois.
Na última quarta-feira (18), Mendonça prorrogou por mais 60 dias o inquérito da Polícia Federal que investiga supostas fraudes relacionadas à tentativa de compra do banco pelo Banco de Brasília. Segundo a PF, ainda há grande volume de documentos e informações provenientes de buscas, apreensões e quebras de sigilo a serem analisados.
A defesa de Vorcaro passou a ser conduzida pelo advogado José Luis Oliveira Lima, conhecido por atuar em casos de delações complexas, como a do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, e a defesa do ex-ministro José Dirceu na época do mensalão. O advogado já se reuniu com Mendonça para tratar dos desdobramentos do caso e dos termos do acordo de colaboração.







