BRASÍLIA – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) cobrou formalmente do Ministério das Relações Exteriores, esclarecimentos sobre a situação de brasileiros que estão impossibilitados de retornar ao país após o fechamento do espaço aéreo dos Emirados Árabes Unidos, provocado pela escalada do conflito no Oriente Médio.

Entre os brasileiros afetados estão cerca de 30 amazonenses integrantes do Movimento Cristão Legendários, que estavam em Dubai participando do evento internacional “Top Dubai”, realizado entre os dias 25 e 28 de fevereiro. O retorno ao Brasil estava previsto para o dia 1º de março, mas foi interrompido após a suspensão das operações no Aeroporto Internacional de Dubai.

“A proteção dos brasileiros no exterior é responsabilidade do Estado. Em situações de crise internacional, o governo precisa agir com rapidez, transparência e coordenação para garantir segurança e condições de retorno aos nossos cidadãos”, destacou o parlamentar.

Assistência e repatriação

O fechamento do espaço aéreo ocorreu após o agravamento das tensões na região, com ataques coordenados dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, seguidos de retaliação iraniana com drones e mísseis contra alvos nos Emirados Árabes Unidos e outros países do Oriente Médio. Os ataques atingiram inclusive infraestrutura próxima ao aeroporto de Dubai, causando danos em uma área de embarque e deixando feridos.

No documento encaminhado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o deputado busca saber que medidas o governo brasileiro está adotando para garantir assistência e eventual repatriação dos cidadãos que ficaram retidos na região.

O parlamentar também questiona se o Itamaraty possui levantamento atualizado do número de brasileiros retidos nos Emirados Árabes Unidos e em outros países afetados pelo conflito, e se o governo pretende organizar voos humanitários ou operações de repatriação para cidadãos que não conseguem retornar por meios comerciais.

“O governo precisa dizer o que está fazendo pelas pessoas que estão lá, se fez contato formal com autoridades locais para garantir suporte consular, segurança e assistência aos brasileiros na região. E também a necessário emitir orientações oficiais para cidadãos que pretendem viajar ao Oriente Médio nos próximos dias”, disse.

Plano de contingência

Outro ponto levantado pelo deputado é quais planos de contingência o governo possui caso o fechamento do espaço aéreo se prolongue por semanas, incluindo eventual apoio logístico ou financeiro aos brasileiros que permanecem retidos.

Segundo especialistas do setor aéreo, a paralisação de rotas internacionais pode durar semanas dependendo da evolução do conflito, já que países como Irã, Iraque, Kuwait, Israel, Bahrein, Catar e Emirados Árabes Unidos mantêm restrições no tráfego aéreo, afetando dois dos principais hubs internacionais do mundo: Dubai e Doha.