A primeira noite do Carnaboi 2026, realizada na sexta-feira (20/02), atraiu um grande público ao Sambódromo de Manaus, dando o pontapé inicial para o Carnaval na Floresta. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, uniu a paixão pelos bois Caprichoso e Garantido em uma celebração temática que exaltou a cultura amazonense.

Cultura e religiosidade em destaque

Com o tema “Boi-Bumbá, Brinquedo de São João”, a abertura do Carnaboi 2026 buscou conectar gerações e ressaltar a fé e a resistência do povo amazonense através da expressão do bumbá. O secretário de Cultura, Caio André, destacou a importância do evento como um termômetro para o Festival de Parintins.

“O Carnaboi 2026 reafirma que nossa cultura é viva e indissociável da nossa identidade. Ao trazermos o tema do ‘Brinquedo de São João’, conectamos gerações e mostramos que o bumbá é, acima de tudo, uma expressão de fé e resistência do povo amazonense. Este é o pontapé inicial de uma temporada que promete ser histórica para o nosso turismo e economia criativa”, afirmou o secretário.

Artistas e torcidas dividem o palco

A programação contou com apresentações dos bois de Manaus, Tira Prosa e Corre Campo, seguidas por shows de cantores dos bois de Parintins. O momento principal da noite reuniu itens oficiais do Caprichoso e Garantido em uma apresentação especial, com a participação das torcidas organizadas, grupos de dança e das baterias Marujada de Guerra e Batucada.

Caetano Medeiros, amo oficial do Boi Caprichoso, ressaltou a importância do Carnaboi para a união e fortalecimento das torcidas. “O Carnaboi é fundamental porque é nesse momento que a galera começa a se unir e a se fortalecer para enfrentar o adversário. Pelo espetáculo que apresentamos no palco, já dá para perceber que testamos surpresas e elementos que podem, sim, ser aprimorados e levados ao Bumbódromo”, destacou.

Hellen Veras, cantora e compositora do Boi Garantido, celebrou o evento como o início da temporada em Manaus. “O Carnaboi é um grande início para a festa que acontece em Parintins, o Festival de Parintins. Parabenizo o secretário de Cultura do Estado e todos os envolvidos na realização deste grande evento, que marca o começo do maior espetáculo da terra”, afirmou.

Paixão dos torcedores em evidência

A energia e a paixão dos torcedores foram palpáveis no Sambódromo, com as cores azul e branco e o vermelho vibrante dominando o espaço. Lucas Fialho, torcedor do Boi Caprichoso, comentou que o evento é uma tradição familiar. “Desde que me entendo por gente eu venho para o Carnaboi. É um evento que vale muito a pena, principalmente para valorizar a nossa cultura e o meu boi. É uma oportunidade de manter viva essa tradição”, afirmou.

Pela primeira vez no evento, Ítalo Lima, torcedor do Boi Garantido, expressou sua emoção. “É a minha primeira vez aqui e é uma emoção indescritível. O Carnaval não é muito a minha praia, mas graças ao convite de amigos eu estou aqui. Estou adorando a energia e, com o início da temporada bovina, posso dizer que tudo começou para mim de novo”, comentou.

Programação continua neste sábado

A programação do Carnaboi 2026 segue neste sábado (21/02), a partir das 19h, no Sambódromo de Manaus. A entrada é gratuita.

Programação de sábado:

  • 19h – Boi Garanhão e Boi Brilhante
  • 19h30 às 20h – Grupo Toada de Roda e Robson Jr.
  • 20h às 20h30 – Luiz Carlos Kboclos e Jardel Bentes
  • 20h30 às 21h10 – Carlos Batata e Black Marialva
  • 21h10 às 21h50 – Paulinho Viana e Márcio do Boi
  • 21h50 às 22h30 – Leonardo Castelo e Carlinhos do Boi
  • 22h30 às 23h10 – Prince do Caprichoso e Edilson Santana
  • 23h30 à 0h50 – Show principal: Boi Caprichoso e Boi Garantido
  • 1h às 1h40 – Tony Medeiros e P.A. Chaves
  • 1h40 às 2h20 – Patrick Araújo e Arlindo Neto
  • 2h20 às 3h – Sebastião Jr. e Márcia Siqueira
  • 3h às 3h30 – Mara Lima e Luanita Rangel

Com informações da Agência Amazonas