
Como parte das comemorações do aniversário de 44 anos de Manaquiri, a ser celebrado no dia 25 de fevereiro, o governador Wilson Lima realizou, na manhã desta sexta-feira (20/02), uma série de entregas voltadas às áreas social e setor primário, além da assinatura de doação de 8 mil copos de água envasada para utilização durante os festejos alusivos à data. As ações beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade e trabalhadores da agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da população do interior do Amazonas.
“A presença do estado é fundamental no interior do Amazonas, levando em consideração a dificuldade que as prefeituras enfrentam, e a gente só consegue implementar políticas públicas na área social, no setor primário, se a gente tiver parcerias como essa. Isso muda e transforma a vida das pessoas”, disse o governador Wilson Lima.
Durante a agenda no município, foram repassados 250 novos cartões do Auxílio Estadual, considerado o maior programa de transferência de renda do Amazonas, que garante apoio financeiro mensal a famílias em situação de vulnerabilidade.
Na fase anterior do programa, o Governo do Amazonas já havia contemplado 1.504 famílias em Manaquiri. Com isso, o Governo do Amazonas amplia o alcance do Auxílio Estadual no município.
Entre as contempladas está Fabiola Pinheiro, de 35 anos, mãe solo de três filhos, que destacou a importância do benefício para o dia a dia da família. “Eu tô bem feliz, porque é uma ajuda, como eu sou mãe solteira, vem em boa hora, vai ajudar bastante, na alimentação também, um complemento. Eu acho uma excelente ideia esse auxílio, porque assim como vai me ajudar, vai ajudar outras mães”, afirmou.
O Governo do Amazonas também entregou mil cestas básicas por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), reforçando a segurança alimentar no município. A agenda incluiu ainda ações do programa Dignidade Menstrual, com a distribuição de 1.200 absorventes higiênicos, além de repasse de cheques do Crédito Rosa, voltados à autonomia financeira de mulheres empreendedoras.
Na área de inclusão, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) entregou 10 cadeiras de rodas do modelo universal, beneficiando pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por meio do programa Inclusão sobre Rodas. Também foram emitidos 10 documentos, sendo quatro Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e seis Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que asseguram direitos e atendimento prioritário.
A programação social contemplou a entrega de 12 kits de segurança para motofretistas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, contribuindo para a regularização e geração de renda desses profissionais.
Setor primário
Produtores rurais foram beneficiados com equipamentos e insumos que fortalecem a agricultura familiar e ampliam a produção no município.
Por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), foram distribuídos equipamentos e insumos como 40 motores estacionários de 5,5 HP, 40 caixas de isopor de 170 litros, 50 kits de sementes para agricultura familiar, quatro grupos geradores, 40 filtros de purificação de água, cinco pulverizadores costais, 50 mangueiras de irrigação, dois fornos mecanizados, quatro motobombas, um triciclo, um motocultivador e um certificado digital para associação do setor primário, ampliando a estrutura de trabalho no campo e fortalecendo a produção local.
Entre os beneficiados está o agricultor José da Silva Nunes, de 67 anos, que atua há mais de 20 anos na agricultura familiar e recebeu um dos kits de sementes. “Eu fico muito grato porque isso vai ajudar muito no meu plantio, que eu trabalho justamente com essas sementes, fico muito satisfeito com toda essa ajuda”, disse.
Também foram levados programas de incentivo à produção e à comercialização, com a distribuição de 15 mil alevinos pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa), além da emissão de 97 Cartões do Produtor Primário (CPP), 95 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) e dois Cadastros Ambientais Rurais (CAR) pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), garantindo acesso a políticas públicas, crédito e regularização da atividade rural.
Em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Idam também entregou sete canoas de alumínio, três motores e um tratorito, fortalecendo o trabalho no campo.
Já a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) doou mudas de café, uma tonelada de produtos regionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para instituições sociais, além de sacos de ráfia, aerador para piscicultura e cheque do Crédito Feirante, incentivando a produção e a comercialização no município.
Participaram da agenda no município de Manaquiri, o deputado federal Fausto Junior; e os deputados estaduais Cabo Maciel, Adjuto Afonso, João Luiz e Abdala Fraxe.







