
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reagiu ao rebaixamento da Acadêmicos de Niterói, que apresentou na Marquês de Sapucaí este ano um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A passagem da agremiação pela Avenida provocou uma ofensiva da oposição sob a alegação de um suposto ilícito eleitoral, em favorecimento ao petista na corrida à reeleição.
Pelos stories do Instagram, Janja compartilhou uma imagem do desfile e incluiu na postagem o samba-enredo com referências a Lula. “Lute pra vencer (SIM). Aceite se perder. Se o ideal valer, nunca desista”, diz o trecho da canção reproduzida pela primeira-dama.
Janja também compartilhou uma postagem da Acadêmicos de Niterói, que agradece o empenho da comunidade durante o carnaval. “A arte não é para os covardes”, acrescenta a publicação.
Parlamentares aliados do presidente em geral não repercutiram o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, na quarta-feira. A escola de samba alega ter sofrido perseguições durante o processo de preparação para o carnaval. O resultado foi ironizado por bolsonaristas, que relacionaram a baixa pontuação ao enredo sobre o mandatário.
Nomes ligados ao Planalto como o senador Randolfe Rodrigues e Marcelo Freixo comentaram o resultado da apuração carioca, mas não trataram sobre a escola rebaixada.
Líder do governo no Congresso, Randolfe parabenizou as escolas de samba que desfilarão no Desfile das Campeãs, no sábado, e destacou a representação da cultura amazônica nos desfiles.
Já o presidente da Embratur optou por parabenizar a Viradouro pela vitória e defendeu que o carnaval “é cultura, identidade e também desenvolvimento”.
A passagem da agremiação pela Sapucaí provocou uma nova ofensiva bolsonarista sob alegação de que o petista cometeu ilícitos eleitorais que o favorecem na corrida à reeleição em outubro. O senador e pré-candidato ao Planalto Flávio Bolsonaro (PL), por exemplo, afirmou que “Lula é sempre uma ideia ruim, seja para governar o País, seja para um samba enredo.
O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou que escola de samba “desagradou à maioria, usou a máquina pública e ainda saiu do desfile para uma derrota humilhante”.
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por sua vez, disse que a “escola foi rebaixada demonstrando como o Lula está afundando o Brasil”. “Isto sim foi uma homenagem muito bem adequada”, completou.
Amigo de Lula e coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho argumentou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que Lula não teve culpa pelo rebaixamento da Acadêmicos de Niterói. O argumento é que a escola de samba levou nota 10 de parte dos avaliadores no quesito samba-enredo.
— A estrutura é muito poderosa, disputa com escolas muito tradicionais. É leviano atribuir ao presidente — disse.







