As mulheres com 18 anos que foram selecionadas para o Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino 2025 devem comparecer até esta sexta-feira (20) para a fase de seleção complementar. Esta é a quarta e última etapa antes da incorporação oficial.

As candidatas precisam acompanhar o site oficial do alistamento, acessível pela plataforma Gov.br, para verificar o dia, horário e local exato da unidade de uma das três Forças Armadas (Marinha, Exército ou Força Aérea) onde deverão se apresentar.

O que esperar da seleção complementar

No local da seleção, as candidatas passarão por exames clínicos, entrevistas complementares e avaliações de preparo físico. Estes procedimentos visam verificar os requisitos básicos para a formação militar.

Incorporação e vagas

A incorporação das militares selecionadas ocorrerá em dois períodos em 2025: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto. Na Marinha, ingressarão como marinheiro-recruta. No Exército e na Força Aérea, o posto será de soldado, com os mesmos direitos e deveres dos homens.

Para 2026, são oferecidas 1.467 vagas voluntárias para mulheres: 157 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea. As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, em unidades militares de 13 estados e no Distrito Federal.

Contexto histórico

Em 2025, cerca de 34 mil mulheres se inscreveram para o recrutamento voluntário. Historicamente, as mulheres só ingressavam nas Forças Armadas por meio de concursos para sargentos ou oficiais. Desde 2025, é possível a entrada como recruta na base das três forças.

Com informações da Agência Brasil