
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou uma grande apreensão de entorpecentes na noite de sábado (14/02), no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. Foram apreendidas 1,1 tonelada de drogas e três homens, sendo dois colombianos e um brasileiro, foram presos. Esta ocorrência eleva para 5,4 toneladas o total de entorpecentes apreendidos pelas Forças de Segurança do estado em menos de cinco dias, gerando um prejuízo estimado em mais de R$ 140 milhões ao crime organizado.
A última apreensão, que resultou na prisão dos três homens, foi fruto de uma denúncia anônima. Policiais da 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados por volta das 23h45 e se dirigiram a um estaleiro na rua da Olaria. Após observarem movimentação suspeita em uma embarcação, os policiais realizaram a abordagem e detiveram um homem brasileiro, que alegou ser o vigia do local. Ele indicou que os responsáveis pelo carregamento estariam em uma construção próxima. A dupla de colombianos foi localizada em posse de 10 tabletes de maconha skunk.
Com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que auxiliou na abertura de compartimentos ocultos na embarcação, foram encontrados diversos tabletes totalizando 1,1 tonelada de drogas. Destas, 992 quilos eram de maconha skunk e 119,5 quilos de cocaína.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou os investimentos em segurança pública, como o uso de tecnologia e equipamentos avançados, que têm fortalecido o combate ao narcotráfico. “Um dia ruim para o crime organizado é um dia bom para o povo do Amazonas”, afirmou.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressaltou a importância das ações integradas entre as forças de segurança e a continuidade dos trabalhos rotineiros, mesmo durante o período de carnaval. Ele também informou que, nos primeiros 50 dias de 2026, já foram apreendidas mais de 9 toneladas de drogas, superando o acumulado do mesmo período do ano anterior.
Os três presos e o material apreendido foram encaminhados ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O delegado-geral Bruno Fraga informou que as investigações continuarão para identificar o destino final da droga e desarticular as organizações criminosas envolvidas. Ele reforçou a importância das denúncias anônimas pelos canais 181, 190 e 197 para o sucesso do combate ao crime.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias







