O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA) localizou, nesta segunda-feira (16/02), o corpo de um homem de 39 anos, terceira vítima fatal confirmada do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, ocorrido na última sexta-feira (13/02). A vítima foi reconhecida por familiares, que aguardam a liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML). O corpo foi encontrado a cerca de três quilômetros do local do naufrágio, na região do Encontro das Águas, em Puraquequara.

Inicialmente, as informações indicavam sete desaparecidos. Com a confirmação do terceiro óbito, o número de desaparecidos foi atualizado para cinco. Outras duas vítimas fatais, uma criança de três anos e uma jovem de 22 anos, já haviam sido confirmadas no dia do acidente. Ao todo, 71 passageiros foram resgatados com vida.

As buscas pelos cinco desaparecidos foram encerradas na noite de segunda-feira e serão retomadas na manhã de terça-feira (17/02). Uma força-tarefa montada pelo Governo do Estado ampliou a área de varredura para mais de 120 quilômetros rio abaixo, contando com 88 bombeiros (incluindo 25 mergulhadores), 15 embarcações, drones, um helicóptero e três sonares.

Complexidade das buscas e apoio intersetorial

O comandante-geral do CBMA, coronel, destacou a complexidade da operação, que enfrenta desafios como rios com diferentes temperaturas e densidades de água, correntes de arrasto e condições meteorológicas adversas. A operação conta com o apoio de outras instituições estaduais, como Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil.

Atendimento psicossocial e cidadania

O Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico aos sobreviventes e familiares das vítimas. O serviço pode ser acionado pelo telefone (92) 99489 8454. A Secretaria de Segurança Pública também oferecerá atendimento prioritário para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para as vítimas do naufrágio, a partir de quinta-feira (19/02), na sede da SSP-AM.

Com informações da Agência Amazonas de Notícias