A Caixa Econômica Federal inicia nesta quarta-feira (7) o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de fevereiro. Os depósitos serão realizados de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, seguindo o calendário oficial do programa.

Os cidadãos podem obter informações detalhadas sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas através do aplicativo Caixa Tem. A plataforma digital é utilizada para o acompanhamento das contas poupança digitais do banco.

Regra de proteção e isenções

Em fevereiro, cerca de 2 milhões de famílias se enquadram na regra de proteção. Implementada em junho de 2023, essa medida permite que famílias com melhora de renda, onde membros conseguem emprego, recebam 50% do valor total do benefício por até dois anos, desde que a renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo. O tempo de permanência nessa regra foi reduzido de dois para um ano a partir de junho passado, mas quem aderiu até maio de 2025 manterá o benefício por dois anos.

Outra novidade para 2024 é a isenção do desconto do Seguro Defeso para os beneficiários do Bolsa Família. A mudança, estabelecida pela Lei 14.601/2023, que reintroduziu o Programa Bolsa Família, beneficia pescadores artesanais que dependem da atividade e são impedidos de pescar durante o período de reprodução dos peixes (piracema).

Com informações da Agência Brasil