Estudantes interessados em financiar as mensalidades do ensino superior em instituições privadas podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, do primeiro semestre de 2026 até às 23h59 desta sexta-feira (6), no horário de Brasília.

O programa, mantido pelo Ministério da Educação, MEC, oferece financiamento para cursos de graduação em faculdades privadas que aderiram ao Fies e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Sinaes.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pela plataforma Gov.br. O candidato também precisa informar um endereço de e-mail pessoal válido.

Durante o processo, é possível escolher até três opções de curso, com possibilidade de alteração até o encerramento do prazo. No entanto, a pré-seleção ocorrerá para apenas uma opção de curso, turno, local e instituição. O candidato também deve informar dados de perfil, como etnia ou cor, condição de pessoa com deficiência, pertencimento a comunidade quilombola e se já concluiu ou não o ensino superior.

Para 2026, o MEC ofertará mais de 112.168 vagas de financiamento, sendo 67.301 destinadas ao primeiro semestre, distribuídas em 1.421 instituições e 19.834 cursos. As vagas não preenchidas nesta edição serão ofertadas no segundo semestre.

Podem se inscrever candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, a partir de 2010, que tenham alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e não tenham zerado a redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos, equivalente a R$ 4.863 em 2026.

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado ficará automaticamente na lista de espera, com convocações previstas de 26 de fevereiro a 10 de abril.