
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), apresentou novos aplicativos que prometem revolucionar a gestão escolar, a segurança e a comunicação entre as instituições de ensino e as famílias. Os aplicativos “Pais e Alunos Conectados” e “Diretor Conectado” foram lançados oficialmente pelo governador Wilson Lima durante a abertura do ano letivo de 2026, em Manaus.
Acompanhamento em tempo real para pais e responsáveis
Por meio do aplicativo Sasi, pais e responsáveis agora têm acesso facilitado a informações cruciais sobre a vida escolar de seus filhos. O “Pais e Alunos Conectados” oferece detalhes sobre calendário de aulas, frequência, matrícula, atividades e notas. O primeiro acesso requer um cadastro simples com e-mail e telefone válidos.
A coordenadora do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), Ionariellen Santos, destacou a capacidade dos aplicativos de monitorar o ambiente escolar em tempo real. “Se o pai estiver sentindo que existe alguma conduta inadequada ou até mesmo alguma situação que ele sentir uma necessidade de alguém mais próximo, de uma equipe psicossocial, ele pode fazer o registro. Automaticamente cai dentro do nosso núcleo em tempo real”, explicou Santos, ressaltando o papel preventivo e de monitoramento das ferramentas.
Os aplicativos já estão disponíveis para download dentro do Sasi e são compatíveis com sistemas Android e iOS, ampliando os canais de comunicação e otimizando processos administrativos na rede estadual.
“Diretor Conectado” otimiza a gestão escolar
A ferramenta “Diretor Conectado” foi desenvolvida para fortalecer a atuação da gestão escolar. Ela oferece aos diretores um ambiente digital integrado para acompanhamento e tomada de decisões. Com este aplicativo, é possível registrar ocorrências, solicitar apoio de serviços internos, acionar protocolos de segurança e organizar demandas administrativas de forma mais ágil.
A plataforma também facilita a comunicação direta com a Seduc, agilizando respostas às necessidades das unidades de ensino.
“Para nossos jovens, a escola não é apenas um serviço, mas um ambiente que acolhe, constrói laços e prepara para a vida, abrindo as portas as universidades e do mercado de trabalho. Em 2026, moveremos todas as engrenagens necessárias para garantir que o aprendizado seja pleno e os resultados transformadores”, afirmou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça.
Com informações da assessoria







