Uma aeronave oficial do governo da Rússia pousou em Brasília no fim da tarde desta quinta-feira (29). Trata-se de um Ilyushin IL-96-300, modelo da frota governamental russa operado pelo Esquadrão de Voos Especiais, unidade ligada diretamente ao Kremlin e responsável por missões diplomáticas e pelo transporte de autoridades de alto escalão.

O jato de longo alcance decolou de Moscou à 0h03 no horário local (18h03 de quarta-feira, 28, pelo horário de Brasília). Para contornar as restrições impostas a aeronaves russas em razão da guerra na Ucrânia, o voo seguiu uma rota alternativa, fora do espaço aéreo europeu, com escalas técnicas em Casablanca, no Marrocos, e Dacar, no Senegal, antes de seguir para a capital federal. O pouso em Brasília ocorreu às 17h26.

Apesar de o modelo ser tradicionalmente usado no transporte de autoridades, o voo não teria trazido ministros nem integrantes do alto comando político de Moscou. Segundo veículos especializados em aviação, a operação teria caráter diplomático e de apoio à Embaixada da Rússia no Brasil. Oficialmente, porém, não há informações sobre o motivo da viagem.

O último registro de pouso de um IL-96 em território brasileiro ocorreu em abril do ano passado, quando o chanceler russo Sergey Lavrov desembarcou no país para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores do Brics, no Rio de Janeiro, durante a presidência brasileira do bloco.