Uma pesquisa eleitoral da empresa mexicana Áltica Research, divulgada na segunda-feira, 26, aponta o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 48% das intenções de voto, contra 47% do petista. O levantamento, no entanto, não consta no sistema de registro de pesquisas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como exige a legislação em ano de eleições.

A pesquisa foi divulgada na rede social X (antigo Twitter). A existência do levantamento foi inicialmente apontada pelo portal Jota e confirmada pelo Estadão.

Pela legislação eleitoral, pesquisas sobre eleições ou candidatos devem ser registradas na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação.

O TSE exige o registro quando o levantamento tem características de pesquisa eleitoral e prevê multa de R$ 50 mil a R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Procurada pelo Estadão, a Áltica Research não respondeu. A reportagem também tenta um posicionamento do TSE sobre o caso.