O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de pedidos de visto para 75 países, entre eles o Brasil. A informação foi divulgada pela Fox News Digital. Segundo a emissora, a medida entra em vigor na próxima quarta-feira (21) e não tem prazo definido para terminar.

De acordo com um memorando interno do Departamento de Estado, funcionários consulares foram orientados a negar solicitações com base na legislação migratória atual enquanto o governo norte-americano revisa os critérios de triagem e verificação de candidatos a vistos. O foco da medida é barrar solicitantes considerados com potencial de se tornarem dependentes de benefícios públicos.

Além do Brasil, a lista inclui países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen. O documento completo com todos os países afetados não foi divulgado.

A Fox News lembra que, em novembro do ano passado, o Departamento de Estado já havia determinado o endurecimento das regras com base na cláusula de “encargo público” da lei de imigração dos EUA. Pelas novas diretrizes, consulados devem avaliar fatores como idade, condição de saúde, domínio do inglês, situação financeira e a possibilidade de necessidade de cuidados médicos de longo prazo.

Ainda segundo a emissora, candidatos idosos, com sobrepeso ou com histórico de dependência de assistência governamental passaram a ter maior risco de ter o visto negado.

Em comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que o governo utilizará sua autoridade legal para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam representar um custo ao sistema público dos Estados Unidos. Segundo ele, a suspensão busca impedir a entrada de estrangeiros que venham a se beneficiar de programas de assistência social enquanto os procedimentos de imigração passam por reavaliação.