O governo brasileiro realizou a primeira entrega da doação de insumos médicos destinada à Venezuela, anunciada na última semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a remessa foi concluída na sexta-feira (9/1).

Nesta etapa inicial, foram enviados 40 toneladas de insumos médicos, suficientes para atender mais de nove mil pacientes venezuelanos. Entre os materiais entregues estão cerca de 110 mil kits para tratamento de hemodiálise, além de cateteres, soluções, dialisadores e outros itens hospitalares essenciais.

De acordo com a chancelaria brasileira, em conjunto com o Ministério da Saúde, novas remessas estão previstas. A expectativa é que outras 60 toneladas de insumos sejam encaminhadas nos próximos dias, totalizando 100 toneladas de ajuda humanitária.

A iniciativa ocorre poucos dias após ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela, que afetaram a infraestrutura do país. Segundo o governo brasileiro, o objetivo da doação é garantir atendimento a pacientes com problemas renais, cujos tratamentos foram prejudicados após os bombardeios que atingiram a capital, Caracas.