A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por suposta “apologia a golpe de Estado”. Segundo ela, os parlamentares incentivaram a intervenção dos Estados Unidos no Brasil em publicações feitas após a captura do ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro por forças norte-americanas.

Em uma das postagens, Nikolas Ferreira compartilhou uma montagem em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece sendo levado sob custódia por militares dos EUA, em alusão ao episódio envolvendo Maduro. Já Flávio Bolsonaro publicou mensagem demonstrando expectativa de que Lula fosse delatado pelo aliado chavista.

Para Erika Hilton, as manifestações configuram estímulo a uma afronta à soberania nacional.

“Estou denunciando o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira por apologia ao crime de golpe de Estado. Ambos, autoridades que juraram defender o Brasil, estão sugerindo que os Estados Unidos ataquem a nossa soberania”, afirmou.

Na sequência, a deputada criticou o que classificou como submissão a interesses estrangeiros e disse que cumpre seu papel institucional ao acionar o MPF diante do que considera uma ameaça ao país.

“Minha função, diante de uma ameaça contra o Brasil, é denunciar os responsáveis, mesmo quando esses responsáveis ocupam cargos que deveriam zelar pela independência, pela República e pela democracia”, completou.