
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) utilizou a recente polêmica envolvendo uma campanha publicitária da Havaianas para fazer uma crítica indireta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em publicação na rede social X, neste domingo (21), a parlamentar ironizou o boicote promovido por apoiadores do ex-presidente à marca de sandálias.
Na postagem, Erika Hilton afirmou que as pessoas usam Havaianas para se sentirem “livres e soltas”, sem “nada apitando no tornozelo”, em referência ao uso de tornozeleira eletrônica. A declaração foi interpretada como uma provocação direta a Bolsonaro e a seus aliados.
A Havaianas passou a ser alvo de críticas e campanhas de boicote por setores da direita após a divulgação de uma propaganda estrelada pela atriz Fernanda Torres. Na peça, a artista afirma que não deseja que as pessoas iniciem 2026 “com o pé direito”, frase que foi interpretada por opositores como uma mensagem política velada.
Na propaganda, Fernanda Torres defende a ideia de começar o ano “com os dois pés”, em um discurso que gerou forte repercussão nas redes sociais. Após a veiculação do comercial, figuras públicas alinhadas à direita divulgaram vídeos descartando sandálias da marca e incentivando a compra de produtos de empresas concorrentes.







