Screenshot

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (19/12) que pretende “dar uma surra” na disputa contra a extrema direita nas eleições de 2026. Durante discurso no tradicional Natal dos catadores de recicláveis, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, o petista também criticou a gestão da pandemia pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), responsabilizando o negacionismo pelo alto número de mortes.

“Estou terminando o governo num momento muito bom. Sei que tem muita gente já pensando nas eleições de 2026. Eu ainda não posso pensar porque ainda tenho que trabalhar. Mas deixa eles pensarem. E, quando quiserem, venham. Porque vamos dar uma surra em quem se meter a achar que a extrema direita vai voltar a governar este país”, declarou Lula.

O presidente reforçou o argumento ao criticar a condução da pandemia: “Este país não pode permitir que a extrema direita fascista e negacionista, que foi responsável pela morte de mais de 700 mil pessoas — a maioria delas por falta de respeito, por não acreditar em vacina, não comprar vacina e não comprar oxigênio —, volte a governar o país com mentira pela internet.”