
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (16/12) pela Genial/Quaest indica que, em um possível segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Lula venceria com 46% das intenções de voto contra 36% do senador.
Este é o primeiro levantamento do instituto em que o ex-presidente Jair Bolsonaro não aparece nos cenários de disputa, após ter escolhido o filho como pré-candidato ao Planalto. Flávio confirmou a candidatura no dia 5 de dezembro, com aval do pai, preso desde 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
O levantamento também simula confrontos com outros potenciais adversários no segundo turno:
-
Com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP): Lula 45%, Tarcísio 35%;
-
Com Ratinho Jr. (PSD-PR): Lula 45%, Ratinho 35%;
-
Com Ronaldo Caiado (União-GO): Lula 44%, Caiado 33%;
-
Com Romeu Zema (Novo-MG): Lula 45%, Zema 33%.
Nos cenários testados, os indecisos representam entre 3% e 4%, enquanto os que não responderam variam entre 15% e 18%.
A pesquisa também mostra que a desaprovação de Lula se mantém estável, com 49% dos entrevistados desaprovando e 48% aprovando o presidente. Outros 3% não souberam ou não quiseram opinar. Na pesquisa anterior, a desaprovação era de 50% e a aprovação, de 47%.
O levantamento foi realizado entre 11 e 14 de dezembro com 2.004 entrevistas presenciais com pessoas com 16 anos ou mais, apresentando margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.







