Três homens foram presos suspeitos de assassinar o conselheiro da facção criminosa Comando Vermelho, Alexandre Araújo Brandão, conhecido como “Xuruca do Japiim”. Rodrigo Nascimento Vieira, 36, João Victor da Silva Guimarães, 26, e Wellington Serafim Maximiano, 48, teriam viajado de Manaus a Santa Catarina com o objetivo de executar o crime a tiros.

O homicídio teria sido encomendado pelo traficante André Trajano Feitosa, ainda foragido, que buscava assumir os pontos de venda de drogas controlados por Xuruca no bairro Japiim. A ação resultou na morte do criminoso em Florianópolis no dia 9 de outubro, em um condomínio no bairro Campeche. No momento do ataque, Xuruca segurava a filha de 1 ano e 8 meses, que também foi atingida no abdômen e internada em estado grave na UTI do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

A prisão dos suspeitos ocorreu nesta terça-feira (16) e é resultado da Operação Orion, conduzida em conjunto pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros do Amazonas e pela Polícia Civil de Santa Catarina. A ação envolveu semanas de investigação e cruzamento de informações entre os dois estados.

Segundo as investigações, o crime foi planejado com antecedência por Trajano, que escolheu o local, levantou a rotina da vítima e forneceu apoio logístico para a fuga. Xuruca já havia sofrido um atentado em julho deste ano em Manaus, dentro do próprio carro, mas conseguiu escapar ileso.

Os três presos, naturais de Manaus, serão encaminhados à audiência de custódia após interrogatório. Trajano continua foragido e é considerado criminoso perigoso pelas autoridades.