Uma mulher foi detida neste domingo (14) após pichar o Monumento à Terra Mineira, localizado na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte (MG). O ato ocorreu durante um protesto contra o projeto de lei que propõe redução de penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, conhecido como PL da Dosimetria.

A suspeita foi identificada como Thabata Pinheiro Campos, de 37 anos. Câmeras de segurança registraram o momento em que ela usava spray vermelho para escrever a frase “Brasil, Terra Indígena” na base do monumento, inaugurado em 1930. Segundo a Polícia Militar, a mulher resistiu à abordagem, que contou com apoio da Guarda Municipal.

Após ser contida, Thabata foi encaminhada à delegacia e responderá por dano ao patrimônio público. Um homem que registrava o incidente relatou ter perguntado se a tinta era removível, recebendo resposta negativa.

O protesto teve início na Praça Raul Soares, passou pela Praça Sete de Setembro e terminou na Praça da Estação, onde ocorreu a pichação. De acordo com a Guarda Municipal, esse tipo de ação configura infração administrativa, sujeita a multa, além de possível responsabilização criminal e reparação dos danos.