
O Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo por 4 a 2, no Nilton Santos, e foi rebaixado à Série B de 2026. O time cearense chegava embalado por nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias seguidas, mas a derrota deste domingo (7) deixou o clube em 18º lugar, com 43 pontos.
O jogo começou bem para o Leão: aos 16 minutos, Breno Lopes abriu o placar com um belo chute. Nos acréscimos, aos 49, Montoro acertou o ângulo e empatou. No segundo tempo, a virada carioca veio aos 2 minutos, com Arthur Cabral, após cruzamento de Vitinho.
A partida teve um lance decisivo aos 6 minutos: após finalização do Fortaleza, a bola bateu no braço de Barrera na área. O Botafogo chegou a marcar no contra-ataque com o próprio Barrera, mas o gol foi anulado e o VAR indicou pênalti para o Fortaleza. Aos 10, Bareiro converteu e fez 2 a 2. No entanto, o Botafogo retomou o controle:
— Aos 38, Marçal marcou de cabeça após escanteio de Santi.
— Nos acréscimos, Mateo Ponte fechou o placar em 4 a 2.
O Botafogo terminou o Brasileirão em 6º com 63 pontos, à espera do resultado da Copa do Brasil para saber se disputará a Pré-Libertadores ou entrará direto na fase de grupos.
O Ceará ficou com a outra vaga do Z-4. Em casa, diante de um Castelão lotado, o Vozão perdeu de virada por 3 a 1 para o Palmeiras e também jogará a Série B em 2026.
O Ceará abriu o placar aos 11 minutos com Pedro Raul, após jogada iniciada em cobrança de falta. O empate do Palmeiras veio aos 16 minutos, com Facundo Torres. No segundo tempo, o Verdão virou aos 15 com Ramón Sosa, em cobrança de falta, e ampliou aos 19 com Flaco López. O Vozão terminou o campeonato em 17º, com 43 pontos. O Palmeiras, já vice-campeão, fechou com 76 pontos.
Além da dupla cearense, Sport e Juventude — já rebaixados — também disputarão a Série B em 2026.
Vitória escapa da queda
O Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0 no Barradão e garantiu permanência na Série A. O gol saiu aos 22 minutos da etapa final, com Baralhas, após assistência de Fabri. O time baiano terminou em 15º, com 46 pontos. O São Paulo, 8º com 51 pontos, aguarda o desfecho da Copa do Brasil para saber se irá à Pré-Libertadores ou à Sul-Americana em 2026.
Inter vence e se salva
O Internacional derrotou o Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio e assegurou vaga na Série A de 2026. O Colorado chegou a 44 pontos, terminando em 16º, e contou também com as derrotas de Ceará e Fortaleza para se manter na elite.
Os gols foram marcados por:
— Mercado, de cabeça, aos 4 do segundo tempo;
— Alan Patrick, de pênalti, aos 31;
— Carbonero, em contra-ataque, aos 35.
O Bragantino diminuiu com Jhon Jhon, aos 42. O Massa Bruta encerrou o campeonato em 9º, com 49 pontos.
Outros resultados da rodada
-
Fluminense 2 x 0 Bahia
-
Corinthians 1 x 1 Juventude
-
Atlético-MG 5 x 0 Vasco
-
Sport 0 x 4 Grêmio
-
Santos 3 x 0 Cruzeiro







