A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã de quarta-feira (19), um avião monomotor que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela. A aeronave, com matrícula adulterada, desobedeceu às orientações da FAB e até mesmo um tiro de aviso.

Segundo a Força, os radares identificaram o monomotor por volta das 7h, enquanto ele sobrevoava a Terra Indígena Yanomami. Dois caças A-29 Super Tucano foram acionados para a interceptação. Os militares determinaram que o piloto alterasse a rota e pousasse em um ponto indicado — medida prevista como intervenção.

O piloto, porém, ignorou todas as ordens. Após o disparo do tiro de aviso e a classificação da aeronave como hostil — o que a colocava sujeita ao chamado Tiro de Detenção —, o monomotor pousou em uma pista de terra na região de Surucucu, dentro da Terra Yanomami. Quando a equipe enviada por helicóptero chegou ao local, o piloto já havia fugido.

Militares do Comando Conjunto Catrimani II posteriormente neutralizaram a aeronave, que estava com a matrícula adulterada.