Um padre e outras duas pessoas morreram após o desabamento de uma laje durante uma cerimônia religiosa na noite do último sábado (8), no bairro da Mata Escura, em Salvador (BA). O acidente também deixou dez feridos, que foram socorridos para unidades de saúde da capital.

O padre foi identificado como Carlos Augusto da Cruz Silva, de 45 anos, Vigário Episcopal para o Serviço da Caridade e pároco da Paróquia Santos Cosme e Damião. Segundo a Arquidiocese de Salvador, ele estava na casa de familiares no momento do desabamento.

A segunda vítima confirmada é Darcy Anunciação, de 70 anos. Ela chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos. A terceira vítima, ainda não identificada oficialmente, também estava no local durante a cerimônia.

Equipes de resgate e investigação das causas
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionadas e trabalharam no resgate das vítimas presas sob os escombros. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou uma vistoria no imóvel e isolou a área. Segundo o diretor da pasta, Sosthenes Macêdo, será feita a demolição das partes soltas da estrutura para evitar novos desabamentos.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. Técnicos da Codesal devem realizar uma perícia nos próximos dias para determinar o motivo do colapso da laje.

Trajetória e legado do padre Carlos Augusto
O padre Carlos Augusto da Cruz Silva havia tomado posse na Paróquia Santos Cosme e Damião em fevereiro deste ano, em cerimônia que contou com a presença do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha.

Em nota oficial, a Arquidiocese de Salvador lamentou profundamente a morte do sacerdote e destacou sua “dedicação e amor à Igreja”, especialmente “no serviço aos pobres e na animação pastoral da caridade em nossa Arquidiocese”.

“A Arquidiocese expressa solidariedade à família do padre Carlos Augusto, às comunidades por onde ele exerceu seu ministério e a todos os fiéis que partilham deste luto”, diz o comunicado.

Veja a nota completa:
“Quem come minha carne e bebe meu sangue, possui a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 54).

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia informa, com profundo pesar, sobre o falecimento do padre Carlos Augusto da Cruz Silva, Vigário Episcopal para o Serviço da Caridade e pároco da Paróquia Santos Cosme e Damião, ocorrido na noite deste sábado, 8 de novembro de 2025, aos 45 anos.

O sacerdote estava na casa de familiares quando uma laje cedeu, ocasionando uma tragédia que resultou em feridos e vítimas fatais, entre elas o padre Carlos Augusto – ainda não temos a confirmação sobre o número de pessoas. Com o coração entristecido, unimo-nos em oração pelos familiares, amigos e por todos os atingidos por este trágico acontecimento, pedindo a Deus que conceda o consolo da fé e a esperança da vida eterna.

Recordamos, com gratidão, o testemunho de dedicação e amor à Igreja que o padre Carlos Augusto sempre demonstrou em seu ministério sacerdotal, especialmente no serviço aos pobres e na animação pastoral da caridade em nossa Arquidiocese.

Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade à família do padre Carlos Augusto, às comunidades por onde ele exerceu seu ministério e a todos os fiéis que partilham deste luto.

Rezemos para que o Senhor da Vida o acolha em Sua misericórdia e para que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interceda pelo descanso eterno das vítimas e por todos os que sofrem com estas perdas.

Assim que possível, informaremos o local e o horário da Missa de Exéquias e do sepultamento.”