Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de lançamento da nova Estratégia para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com os ministros Nísia Trindade (Saúde), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), e Geraldo Alckim. | Sérgio Lima/Poder360 - 26.set.2023

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará em breve ao Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentar plataformas digitais, com o objetivo de combater crimes contra crianças e adolescentes. A iniciativa surge após a denúncia do youtuber Felca sobre a sexualização de menores nas redes sociais.

Em entrevista à rádio Alvorada FM, na Bahia, Rui Costa destacou que essas empresas geram bilhões de dólares globalmente, mas resistem à fiscalização, pois muitas lucram financiando, incentivando e facilitando práticas criminosas graves, como pedofilia, tráfico de crianças, prostituição, tráfico de drogas e fraudes bancárias.

O ministro ressaltou a necessidade de aprimorar a legislação brasileira para as redes sociais, afirmando que plataformas digitais não podem promover ou lucrar com crimes contra pessoas vulneráveis, como crianças, idosos e adolescentes.

“Lula apoia a regulamentação e a fiscalização rigorosa dessas plataformas, que obtêm enormes lucros às custas da saúde mental e física de crianças, adolescentes e mulheres”, concluiu Rui Costa.