Durante visita ao distrito de Outeiro, em Belém (PA), nesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não pretende “enfeitar” a cidade nem “tirar pobres da rua” para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025 na capital paraense.

Lula enfatizou que os visitantes conhecerão Belém exatamente como ela é.

— Eu não vou enfeitar [a cidade], eu não vou tirar pobre da rua. Eu quero que eles vejam a nossa Belém do jeito que ela é. Se não tiver hotel cinco estrelas, durma num de quatro. Se não tiver de três, durma olhando para o céu, que vai ser maravilhoso — declarou.

O presidente reforçou que a COP30 será realizada integralmente em Belém, apesar dos desafios de infraestrutura.

— Que Belém seja do jeito que for. Que o povo seja do jeito que for, é aqui. Eles [autoridades estrangeiras] têm que saber quanto dói uma picada de carapanã. Temos pobres, mas temos orgulho. Eles têm que saber como a gente vive — afirmou.

O evento deve reunir entre 45 mil e 50 mil negociadores, além de outras 50 mil pessoas em agendas paralelas. A maior preocupação do governo é a infraestrutura, especialmente a acomodação dos participantes.

Sobre isso, Lula ironizou a falta de hotéis de luxo e sugeriu que os turistas se adaptem.

— Se não tiver hotel cinco estrelas, durma num de quatro. Se não tiver de quatro, durma num de três. Se não tiver de três, durma olhando para o céu — disse.