Um vídeo mostrando a distribuição de ossos e pedaços de carne pela associação de moradores do bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, viralizou nas redes sociais. Gravado na última sexta-feira (6), o vídeo exibe uma fila de pessoas com sacolas para pegar o alimento, que foi doado por um vendedor de carne do Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento). O responsável pela associação, Márcio Cocão, explicou que a doação de 700 kg de ossos faz parte de um trabalho social realizado há 14 anos, beneficiando cerca de 600 pessoas com sopão, preparado duas vezes por semana.

Apesar de ser uma ação de longa data, o vídeo gerou críticas nas redes sociais, principalmente pela falta de medidas sanitárias na manipulação dos alimentos e pela associação política. Cocão, que já foi candidato a vereador pelo PSB em 2020 e apoia Evandro Leitão (PT) nas eleições de 2024, rebateu as críticas, destacando que o trabalho social inclui a doação de outros alimentos, como frutas, legumes e cestas básicas.

Ele também comentou sobre o uso do vídeo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que compartilhou as imagens nas redes sociais. Cocão explicou que, durante o governo Bolsonaro, também realizava a doação de ossos para sopão, e que o trabalho social nunca foi vinculado a qualquer partido ou política.

Em resposta às críticas, ele afirmou que está focado em seu trabalho na comunidade, ignorando as críticas políticas. “Não estou prejudicando ninguém. Estou aqui para ajudar”, afirmou.

Em 2021, em meio à crise econômica do governo Bolsonaro, houve questionamentos sobre a venda de ossos e carcaças em supermercados, com alguns políticos criticando a medida, que foi vista como um reflexo da alta nos preços da carne.