Os eleitores têm até o próximo sábado (5) para baixar o aplicativo e-Título, do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), para utilizá-lo no dia das eleições municipais 2024, no domingo (6).

A plataforma, criada pelo órgão, substitui o título de eleitor na hora da votação e serve como meio de identificação se estiver atualizado e com foto do eleito.

Sua atualização pode ser realizada também até sábado. Se o aplicativo não estiver atualizado ou não estiver com uma fotografia do eleitor, será necessário apresentar uma documentação com foto, como RG, carteiras de habilitação e de trabalho, passaporte e outros.

Ainda, o título digital será aceito apenas com o cadastro biométrico. Caso contrário, aqueles que quiserem votar apresentando o aplicativo também terão que levar um documento oficial com foto.

O uso do e-Título não descarta a necessidade de ir presencialmente aos locais de votação, uma vez que a plataforma não é um meio de votar. Nela, é possível consultar o título eleitoral, horário, zona e seção de votação, assim como justificar a ausência e emitir a certidão de quitação e de crimes eleitorais.

O e-Título está disponível gratuitamente para celulares e tablets Android e iOS. Ao baixá-lo, o eleitor deve informar seus dados pessoais e concluir o cadastro.

O acesso ao e-Título será normalizado no dia após a eleição, portanto na segunda-feira (7). Caso tenha um segundo turno, o aplicativo bloqueará atualizações e primeiros acessos na véspera – dia 26 de outubro – e retornará no dia seguinte.