Faltando poucos dias para as eleições, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) confirmou, nesta quarta-feira, 2, a inelegibilidade do ex-prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio. Assim, ele permanece impedido de concorrer no pleito que ocorre neste final de semana.
Com Wanderlan “fora do jogo”, Thome Neto (PP) deverá ser eleito por “W.O.”, conforme informações dos bastidores da política em Autazes.
O procurador eleitoral Edmilson Barreiros, do Ministério Público Eleitoral (MPE), reiterou a posição do órgão, destacando que cinco acórdãos do Tribunal de Contas da União identificaram irregularidades sérias, como a omissão na prestação de contas, desvio de verbas públicas e execução de contratos sem comprovação dos serviços prestados.
Essas infrações resultaram em danos ao erário e configuram atos dolosos de improbidade administrativa, justificando a inelegibilidade conforme o art. 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar n° 64/90, conforme o processo nº 0600369-77.2024.6.04.0035, conduzido pelo juiz eleitoral Cássio Borges.