Mundo – Neste sábado (28), Israel anunciou a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em uma operação militar. A notícia foi divulgada através do perfil oficial das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) no Instagram, onde foram publicadas diversas atualizações sobre a ação.

De acordo com o exército israelense, Nasrallah foi eliminado em um ataque aéreo na sexta-feira (27), que também vitimou outros altos comandantes do grupo xiita libanês. Entre eles, estaria Ali Karki, comandante da Frente Sul do Hezbollah.

O Chefe do Estado-Maior de Israel, Tenente-General Herzi Halevi, afirmou que o ataque foi resultado de um planejamento cuidadoso, sendo realizado enquanto os líderes do Hezbollah se reuniam em sua sede em Dahiyeh, no sul de Beirute.

Com o aumento das tensões, o exército israelense mobilizou mais soldados de reserva, ativando três batalhões após já ter deslocado duas brigadas para o norte do país no início da semana, em preparação para uma possível invasão terrestre.

Além disso, forças israelenses realizaram bombardeios no sul de Beirute e no Vale de Bekaa, enquanto o Hezbollah retaliou lançando dezenas de projéteis contra o norte e centro de Israel, assim como na Cisjordânia ocupada.