Viralizou nas redes sociais o vídeo de uma explosão de uma bateria de lítio dentro de um elevador. Segundo informações, o caso aconteceu em outubro de 2021, na China, mas as imagens só viralizaram na mídia local na tarde da última quarta-feira (25).

Um homem transportava a bateria quando segundos após entrar no elevador, o dispositivo explodiu, causando um incêndio e carbonizando o indivíduo. Algumas pessoas que testemunharam o incidente tentaram socorrê-lo, porém não conseguiram evitar a tragédia. Uma equipe de resgate chegou ao local e prestou o devido socorro à vítima. Confira:

O homem morreu tragicamente 28 dias após o incidente, de acordo com informações da mídia chinesa.

Baterias de lítio são altamente energéticas, e podem se tornar instáveis sob determinadas condições, como curto-circuito, superaquecimento ou danos físicos. Esses objetos têm o potencial de inflamar e explodir porque contêm um eletrólito líquido inflamável. Esse risco é agravado quando as baterias são danificadas, seja devido ao armazenamento, uso inadequado ou enquanto estão sendo transportadas sem o devido cuidado.

A combinação de baterias de lítio e elevadores pode ser extremamente perigosa e resultar em consequências graves, como explosões que resultam em incêndios.