Brasil – Nesta quarta-feira (3), durante uma sessão da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado, o senador Omar Aziz (PSD-AM) defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao criticar duramente o presidente da Argentina, Javier Milei. Aziz referiu-se a Milei como um “vagabundo” e um “bandido”.

Aziz declarou:

– Eu não posso aceitar que um vagabundo, um bandido que aparece do nada, que não tem história nenhuma, que nunca produziu absolutamente nada pelo povo argentino chegue e vá falar do presidente do nosso país. Temos que nos posicionar, não só a favor do Lula, mas de qualquer outro ex-presidente. É um cidadão brasileiro que esteve na presidência através do voto direto.

A fala foi uma resposta às críticas de Milei contra Lula. Na terça-feira (2), o presidente argentino chamou o líder petista de “corrupto” e “comunista”. Segundo Aziz, que preside a CTFC, Milei deveria focar nos problemas de seu próprio país.

– Em vez de cuidar dos problemas da Argentina, quer se meter e atacar um outro país (…) Se fosse o presidente [Jair] Bolsonaro nesse momento, eu estaria falando a mesma coisa. Nenhum vagabundo, seja o presidente de qualquer outro país, tem o direito de atacar o Brasil – enfatizou.